Valores Morais

Valores Morais


Os seres humanos são os únicos que empregam valores morais e não morais; o que pode ser dito como o “bom” ou “ruim”.

Os valores morais são herdados da cultura e variam conforme povo e época. O ser humano é mimético e aprende por imitação.

Infelizmente, a sociedade de uma maneira geral vem se desvencilhando dos valores morais, valores esses que são de extrema importância para o seu desenvolvimento.

A moral existe para termos uma “vida boa”, sentido de coletividade. São regras e normas criadas / assumidas pelo indivíduo para que haja um bem comum, apesar de muitas vezes, essas regras entrarem em conflito com os desejos pessoais.

É preciso pôr o bem coletivo a frente, ter solidariedade e, não basta ser apenas um sujeito solidário, a sociedade tem que se esforçar para ser justa, a moral não se funda no sujeito solidário e sim na solidariedade, só assim será possível formar uma pessoa plenamente moral, portadora de virtude. Agir com moralidade deve ser um hábito pois, ninguém nasce moral e sim torna-se moral ao decorrer de sua formação pessoal.

Valor muda de acordo com o sujeito que valoriza e o (a) objeto (pessoa) a ser valorado (a), dando assim, várias linhas de raciocínio. O que é bom? O que é ruim? É ético? É considerado bom apenas o que lhe é útil?

Essas análises como foi dito anteriormente, são feitas apenas pelos seres humanos e não cabe a objetos, dado que eles foram criados apenas para cumprir o “seu dever” e é feito uso deles, assim como os animais não fazem essas análises, são seres considerados irracionais.

Valores morais existem unicamente em atos humanos.

Uma pessoa sem moral apenas vive em uma sociedade e não convive.

Fonte: Tatiane Rezende - Financeiro MBFAgribusiness

Comentários

Nenhum comentário até agora.