O Agronegócio fora da porteira

Apesar do termo agronegócio ser amplamente difundido, percebe-se que ainda muitas pessoas o confundem simplesmente como algo relativo apenas à agricultura. Cabe aqui, então, esclarecer que o agronegócio envolve além da agricultura, a pecuária.

 

Agricultura: é a atividade que tem por objetivo a cultura do solo para produzir vegetais úteis ao homem e/ou para a criação de animais; lavoura, a qual envolve um conjunto dos métodos e técnicas necessários a essa produção.

Pecuária: é a atividade que tem por objetivo a criação e o tratamento de gado. Dentro da própria pecuária, a atividade não se limita apenas a bovinos, mas se estende a outros animais (suínos, bubalinos, caprinos, etc.), cada qual com sua definição (suinocultura, babalinocultura, caprinocultura, etc).

Agronegócio: Processos ou operações relacionadas à agricultura e à pecuária desde a produção de seus produtos até à comercialização dos mesmos, ou ainda, uma indústria engajada nas operações de produção de uma fazenda, na manufatura e distribuição de suprimentos e equipamentos agropecuários e no processamento, armazenagem e distribuição de commodities agropecuários.

 

Como se observa, a agricultura e a pecuária, se restringem praticamente à produção dentro da porteira, ou seja, na fazenda, envolvendo apenas as operações técnicas de produção tais como: manejo de solo, aplicação de insumos, plantio, tratos culturais e colheita.

 

A partir do momento em que essa produção precisa sair da fazenda, e ser comercializada e distribuída junto ao mercado consumidor, diversos outros setores da economia e administração passam a integrar o processo, não esquecendo que, para se produzir dentro da fazenda, também se faz necessário a aquisição e alocação de insumos, equipamentos e outros serviços. Esse conjunto de operações que viabilizam a produção e sua distribuição é o agronegócio em si, que envolve diversos estágios econômicos (Fig. 01), e entre cada qual, diversas atividades integradoras também se fazem necessárias para se viabilizar o processo em sua totalidade.


Figura 1: Estágios econômicos de um sistema de comercialização. Fonte: Apud. Mendes, JTG; Junior, JBP: Agronegócio: Uma abordagem econômica. Pearson, 2007.

De acordo com a Harvard Agribusiness Seminar e o World Development Indicators do World Bank (Tabela 01), verifica-se que 90% do volume total do agronegócio mundial se concentra fora da porteira, ou seja, fora das fazendas. Daí, a importância em se conhecer e analisar os diversos agentes que integram essa faixa de mercado econômico.

Tabela 1:Estimativa e projeções dos valores do agronegócio mundial.

Fonte: Harvard Agribusiness Seminar e WDI (2006) – World Bank                                         *Estimativas dos autores

Fonte: Marcos A. Kashiwa

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe comercial entrará em contato para dar continuidade ao seu atendimento.