Cultura Organizacional e Liderança
Cultura Organizacional e Liderança

 

A cultura organizacional vincula todas as atividades de uma empresa ou organização e cada uma delas possui sua própria cultura, com seus símbolos e representações, trazendo sentido de identidade a seus membros e estimulando a estabilidade, pois faz com que todos caminhem em uma mesma direção, seguindo a missão e visão propostas.

A formação da cultura na organização inicia-se com seus fundadores, pois são eles que mais influenciam a cultura inicial, muitas vezes impondo sua visão pessoal de como a empresa deve funcionar. Acabam imprimindo sua própria visão do mundo com suas próprias crenças e valores. Os fundadores, portanto, com ideias certas ou distorcidas, podem ser considerados os primeiros líderes, sendo que aqueles que surgem depois disso, devem disseminar e fazer a manutenção e fortalecimento da cultura criada.

"O líder tem papel fundamental dentro da cultura organizacional, visto que, ambos estão interligados, liderança e cultura."

O líder tem papel fundamental dentro da cultura organizacional, visto que, ambos estão interligados, liderança e cultura. A liderança difunde a cultura dentro da empresa e ambos exercem um papel de influência. O líder influencia, mas também é influenciado pelo ambiente ao qual está inserido, existindo portando uma reciprocidade, pois a liderança influencia a cultura organizacional e esta também exerce influência no estilo de liderar.

Neste sentido, o entendimento da cultura organizacional é desejável a todos, porém é essencial a quem for liderar.

O líder pode exercer o papel de liderança formalmente (quando é estabelecido por um cargo) ou informalmente na empresa (quando emerge naturalmente e é exercida fora da estrutura organizacional).

A liderança é uma capacidade que pode ser desenvolvida e tem como objetivo aumentar a criatividade e a produtividade de cada liderado, o que chamamos de alta performance, incentivando-os e maximizando seu autodesenvolvimento, sabendo delegar e descentralizar as tarefas.

Um líder além de ser eficaz, precisa ser ético e inspirar confiança. Integridade, benevolência e capacidade são atributos para uma liderança confiável. O líder que quer conquistar a confiança de seus liderados, cumpre com sua palavra sem ter divergências entre suas ideias, fala e ações, pois o liderado que confia em seu líder é mais comprometido, envolvido, disposto a enfrentar riscos, é motivado, além de expressar suas sinceras opiniões.

"O líder é, portanto, um ótimo transmissor dos valores, da missão e da visão que alinha, motiva e compelem todos na mesma direção, além de ajudar a disseminar a cultura organizacional na empresa a qual pertence."

O líder é, portanto, um ótimo transmissor dos valores, da missão e da visão que alinha, motiva e compelem todos na mesma direção, além de ajudar a disseminar a cultura organizacional na empresa a qual pertence.

Todavia muitos são alheios a essa importante relação entre cultura e liderança, pois, infelizmente, a cultura organizacional para muitas empresas é aquela do “faça o que eu mando, não faça o que eu faço”, o que deixa o liderado totalmente perdido nos quesitos de o que são regras e até onde a ética é respeitada no ambiente corporativo.

Ainda vemos empresas de grande porte onde a família desempenha um papel fortíssimo na gestão e carrega na cultura da organização uma boa dose de ingerência, por falta de capacidade técnica e muitas vezes intelectual.

Isso tende a mudar com o tempo, pois o mercado tem exigido cada vez mais decisões rápidas e acertadas e isso define quem fica ou quem sai.

Há casos em que empresas com alto índice de “turnover” investem, de forma equivocada, em diversas ações que não geram resultados e solução. Para casos que envolve uma análise assertiva sobre a cultura organizacional atendendo a necessidade de resultados, a MBF dispõe do serviço de Auditoria de Procedimentos de Gestão, que visa identificar possíveis problemas no fluxograma de informações ou nas regras de gerenciamento das diversas áreas das empresas, ou mesmo na relação hierárquica.

Fonte: Tatiane Rezende - Financeiro

Comentários

Nenhum comentário até agora.