A cultura nacional influência a organizacional?

Aspectos importantes da cultura organizacional emanam de traços da cultura nacional ao qual a organização está inserida ou seu fundador.

Cada país, traz consigo traços de uma cultura derivada de seus povos antigos e acontecimentos históricos que no decorrer do tempo fizeram a formação do país.

O Brasil passou por diversas influências externas que refletiram na área econômica, política, populacional, cultural, entre outros. De fato, as características culturais brasileiras originaram-se da consolidação de sua trajetória histórica.

Pode-se destacar traços como a concentração de poder, o personalismo, paternalismo, a flexibilidade, criatividade, e a “malandragem” também definida como “jeitinho” brasileiro e que dito de outra maneira, é a adaptabilidade como meio de navegação social.

Neste sentido, os principais traços culturais do Brasil estão intrinsicamente envolvidos nos vários processos administrativos das organizações situadas no território brasileiro.

Cabe ao gestor / administrador aprender a lidar com essas características que influenciam no clima e cultura organizacional, buscando estratégias e técnicas administrativas apropriadas para o alcance dos objetivos da organização.

O estilo brasileiro de administrar possui um caráter peculiar, característico de toda a cultura nacional criada ao longo da história do país, o povo brasileiro possui traços significativos que formam sua base cultural própria e com características diferenciadas se comparada a outras culturas estrangeiras, pois, o Brasil é um país heterogêneo. A união dessas culturas faz com que o país não tenha apenas uma, mas várias culturas hibridas que formam uma única identidade nacional que é distribuída por todo o povo, o povo brasileiro.

Conviver com os opostos é uma arte e essa arte é uma base para atuação eficaz do administrador brasileiro.

Fonte: Tatiane Rezende - Financeiro MBFAgribusiness

Comentários

  • Celso Willian Palma

    26/01/2017 - 16:06:32

    Andréa, muito bem observado. A cultura brasileira é o principal fator para o nosso presente, assim como para o futuro. A corrupção está entre os pólos "dos que sabem demais" x "dos que tem acesso limitado à informação". Com base que nossa conduta reflete a realidade que nos é apresentada, a educação pode ser a chave promissora. Contudo, cabe ao Estado a elaboração das grades de ensino, bem como a valorização dos profissionais docentes. Mas será que há interesse em otimizar a criticidade alheia? Penso que um mínimo de conhecimentos econômicos (orçamento familiar, por exemplo) e empreendedorismo (para nortear o adolescente a explorar seus dons) deveriam ser obrigatórios. Desta forma a população, com esse tipo de instrução, analisaria a política por um outro ângulo a fim de utilizar a criticidade e o poder de escolha de uma melhor maneira, assim escolhendo os "representantes do povo" de forma mais objetiva ou assertiva.

  • ANDRÉA FRANCO

    17/01/2017 - 14:01:13

    Administrar uma empresa no Brasil não é fácil, além dos altos impostos já conhecidos e lei trabalhista inflexível, ainda temos a questão "cultural" que infelizmente não nos dá uma boa opção e conduta. Visto a Lava Jato que é somente a ponta deste iceberg imenso, cheio de corrupção, troca de favores e atos ilícitos . Acho que se tivéssemos uma cultura positiva, deste a infância, aquela que vem do berço mesmo, com a educação e respeito em primeiro lugar, nosso país seria uma potência.