MBF Partners / Agribusiness
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Recuperação Judicial ou Extrajudicial
    • Análise de Crédito
    • Auditorias
      • Auditoria Agrícola Industrial e Administrativa
      • Auditoria de Procedimentos de Gestão
      • Auditoria de Processos Operacionais
      • Auditoria Econômica, Financeira e Contábil
      • Auditoria na Área Agrícola
      • Auditoria na Área Industrial
      • Auditoria Pericial
    • Turnaround Empresarial
    • Otimização de Custos e Redução de Mão de Obra
    • Avaliação Patrimonial ou Valoração de Ativos
    • Cálculo do Valor da Empresa ou Valuation
    • Estudos de Viabilidade Econômica
    • Gestão Compatilhada
    • Gestão de Risco
    • Gestão Orçamentária e de Custos
    • Governança e Compliance
    • Monitoramento / Observador Econômico e Agroindustrial
    • Inspeções de Fabricação
  • Divisão Contábil
  • Clientes
  • Folder
  • Auditório
  • Atualize
  • Publicações
  • RMA’s
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Safra com Períodos Irregulares Antecipa Dificuldades para Setor em 2015 – Edição: 30

Nota

Essa é uma republicação de um artigo da MBF Agribusiness. antigo mas não obsoleto.

Falta de investimento em canaviais resultará em safra deficiente em momento crítico

O fim antecipado da safra de cana-de-açúcar deste ano e consequentemente uma entressafra que se estenderá por um período maior, não são meramente reflexos da crise pela qual passa o setor sucroenergético. Para o diretor executivo da MBF Agribusiness, Jair Cezar Pires, é uma combinação de fatores que, exacerbados pelo momento político, resultaram numa das combinações mais danosas que o setor já testemunhou.

“Os números não são bons e a situação não está nada agradável. Basicamente, não temos para onde correr e ano que vem teremos uma safra ainda mais curta do que a deste ano. Não podemos culpar somente o governo, assim como não podemos culpar apenas a seca. Estas questões climáticas sempre existiram e sempre vão existir. Não é novidade para ninguém um ano mais seco ou outro mais chuvoso. O problema é que são todos estes fatores somados, em uma crise que se estende há vários anos”, explicou Pires.

MBF
MBF

De acordo com a Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), as usinas de açúcar e etanol do país devem encerrar a safra 2014/2015 devendo 110% de seu faturamento, com receita estimada em cerca de 70 bilhões de reais.
“O término da safra está cerca de trinta dias adiantado. A finalização da safra, que ano passado ocorreu no fim de novembro e início de dezembro, este ano ocorrerá no fim de outubro e início de novembro. Com algumas unidades tendo finalizado um pouco antes” explicou Marcos Mine, gestor de risco da Usina Alta Mogiana.
Um levantamento da Unica mostra que a colheita no Centro-Sul deve ficar entre 545 milhões e 550 milhões de toneladas, o que significa uma colheita com 40 milhões de toneladas a menos que o previsto inicialmente, parte por causa da seca, sobretudo em São Paulo e Minas Gerais, e também por otimismo nas projeções. O Nordeste deve colher entre 55 milhões e 60 milhões de toneladas.
“Esse problema de falta de cana já está acontecendo há bastante tempo. Não tem havido manutenção de canaviais por falta de investimento, ou seja, o canavial está velho e fraco. A tendência é que a próxima safra seja ainda pior e tenha ainda menos cana-de-açúcar, com a safra começando mais cedo e terminando mais cedo”, explicou, Pires, da MBF.
Para Marcos A. Françóia, também diretor da MBF Agribusiness, o otimismo das previsões advém dos anúncios de linhas de crédito subsidiadas para a lavoura canavieira. Para Françóia “há uma diferença enorme entre o valor disponibilizado e o valor de fato utilizado, pois a burocracia e exigências cadastrais para se ter acesso ao recurso tem filtrado e diminuído o número de tomadores. Quem frequenta o campo e convive com a gestão do setor sabe que as previsões precisam de cautela.”
Sabe-se que no Centro-Sul, a seca deste ano deve reduzir em 9% o volume de cana processada, de 597 milhões de toneladas em 2013/14 para 546 milhões de toneladas, com uma perspectiva ainda menos positiva para o ano que vem.
“No momento, o canavial está numa situação tão ruim que a maior parte da cana produzida no centrosul rende apenas 70/75 toneladas por hectare, o que é muito abaixo do esperado, sendo que deveria produzir 130/140 toneladas, no primeiro corte de uma cana de dezoito meses e 100 toneladas por hectare para a de doze meses”, explicou Jair Pires.
“Na safra passada tivemos períodos de chuva em maio e em junho, que acabou retardando o término da safra e tivemos mais cana para moer no fim. Este ano, com um clima totalmente atípico, as usinas estão moendo a todo vapor desde o início da safra. Estamos num ritmo de safra maior com menos cana”, acrescentou Mine da Alta Mogiana.
Entressafra estendida – Para Jair Pires, a consequente entressafra que se estenderá por um período mais longo (até abril de 2015), agravada pela baixa produção deste ano, pelos preços baixos, ainda associada ao custo de manutenção da indústria, da frota e dos canaviais, a mercê de possíveis créditos entre fornecedores e usinas, faz com que o período de entressafra para o setor sucroenergético seja especialmente traumático.
O ideal é que no final da safra já aconteça a reforma da usina, reforma das máquinas e equipamentos agrícolas, com boa parte da manutenção sendo feita internamente, enquanto o período ideal para o plantio de cana vai de fevereiro a abril, exigindo alto volume de capital.

MBF

“O momento atual vai exigir uma união entre Usinas, fornecedores e prestadores de serviço de manutenção, juntando seus limites de crédito para financiar a entressafra”, comenta Jair Pires.
dústrias Químicas e Farmacêuticas) paulista apontam que o encerramento precoce da safra de cana-de-açúcar 2014/15 afetará 35 mil trabalhadores só em São Paulo.
A crise – O setor sucroalcooleiro tem enfrentado desde 2008 uma das maiores crises da história. Endividamento, perda da competitividade diante da gasolina associado a problemas climáticos mostram que esta situação pode estar longe do fim.
“Como disse não podemos culpar somente o governo. Só que por não termos controle sobre o clima, a legislação deveria nos favorecer. Ao invés disso, para segurar a inflação o governo controla o preço da gasolina, consequentemente prejudica o etanol. No final, o cidadão não está preocupado com a questão ambiental e não vai usar o etanol que é mais caro. Então ele compra a gasolina que é economicamente mais interessante, consequentemente ele acaba com o setor”, explica Jair Pires da MBF Agribusiness.
Marcos Françóia, da MBF, acredita que apesar das dificuldades estarem longe do fim, com os ativos depreciados e o endividamento alto, o setor já está atraindo para si, os olhares dos investidores.
“Novas caras no setor poderão trazer mais credibilidade aos credores, dando fôlego para pagamento das dívidas e colocando capital para melhorar a lavoura”, afirma.

Confira a versão original clicando aqui.

Momento Visionário

“Dinheiro é apenas uma ferramenta. Ele irá levá-lo onde quiser, mais não vai substituí-lo como motorista.” 

 Ayn Rand

Mídias Sociais

Sem dúvidas, a perseverança e a esperança, do verbo esperançar, e não do verbo esperar, aliadas à fé inabalável, são traços marcantes na forma de viver das mães.
É algo que vai muito além do instinto de proteção: é a certeza de que tudo vai valer a pena.
Quer saber como agir em tempos de crise empresarial?
Lembre-se: a empresa é como um filho. Um projeto é como um filho.
Inspire-se na força silenciosa e determinada das mães.
Feliz Dia das Mães, da equipe MBF Partners.
•
Follow
Sem dúvidas, a perseverança e a esperança, do verbo esperançar, e não do verbo esperar, aliadas à fé inabalável, são traços marcantes na forma de viver das mães. É algo que vai muito além do instinto de proteção: é a certeza de que tudo vai valer a pena. Quer saber como agir em tempos de crise empresarial? Lembre-se: a empresa é como um filho. Um projeto é como um filho. Inspire-se na força silenciosa e determinada das mães. Feliz Dia das Mães, da equipe MBF Partners.
17 horas atrás
View on Instagram |
1/1
MBF

Você Sabe qual é o Seu Mercado de Trabalho? – Edição: 31

https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2022/12/Sem-titulo-1-36.jpg 873 1253 Editor https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2021/03/MBF-Partners-Logo-Index2-1-300x73.png Editor2022-12-20 15:54:422022-12-20 15:56:16Você Sabe qual é o Seu Mercado de Trabalho? – Edição: 31
MBF

Simtec Chega a 10ª Edição – Edição: 20

https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2022/12/Sem-titulo-1-35.jpg 873 1253 Editor https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2021/03/MBF-Partners-Logo-Index2-1-300x73.png Editor2022-12-20 15:41:462022-12-20 15:42:34Simtec Chega a 10ª Edição – Edição: 20
MBF

Setor Sucroenergético dá Oportunidade aos Profissionais de Diversas Áreas – Edição: 18

https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2022/12/Sem-titulo-1-34.jpg 873 1253 Editor https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2021/03/MBF-Partners-Logo-Index2-1-300x73.png Editor2022-12-20 15:31:002022-12-20 15:32:15Setor Sucroenergético dá Oportunidade aos Profissionais de Diversas Áreas – Edição: 18
MBF

Setor Sucroenergético Volta a Atrair Investidores

https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2022/12/Sem-titulo-1-33.jpg 873 1253 Editor https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2021/03/MBF-Partners-Logo-Index2-1-300x73.png Editor2022-12-20 15:09:562022-12-20 15:10:01Setor Sucroenergético Volta a Atrair Investidores
MBF

Setor Canavieiro Reivindica Marco Regulatório – Edição: 25

https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2022/12/Sem-titulo-1-32.jpg 873 1253 Editor https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2021/03/MBF-Partners-Logo-Index2-1-300x73.png Editor2022-12-20 14:45:542022-12-20 14:49:25Setor Canavieiro Reivindica Marco Regulatório – Edição: 25
MBF

Safra com Períodos Irregulares Antecipa Dificuldades para Setor em 2015 – Edição: 30

https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2022/12/Sem-titulo-1-31.jpg 873 1253 Editor https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2021/03/MBF-Partners-Logo-Index2-1-300x73.png Editor2022-12-19 17:05:072022-12-19 17:08:21Safra com Períodos Irregulares Antecipa Dificuldades para Setor em 2015 – Edição: 30
MBF

Sabor Amargo no Campo – Edição: 23

https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2022/12/Sem-titulo-1-30.jpg 873 1253 Editor https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2021/03/MBF-Partners-Logo-Index2-1-300x73.png Editor2022-12-19 16:46:582022-12-19 16:48:45Sabor Amargo no Campo – Edição: 23
MBF

“Reorganizar para Consolidar e Crescer”, é Tema de Palestra.

https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2022/12/Sem-titulo-1-29.jpg 873 1253 Editor https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2021/03/MBF-Partners-Logo-Index2-1-300x73.png Editor2022-12-19 16:13:312022-12-19 16:51:27“Reorganizar para Consolidar e Crescer”, é Tema de Palestra.
MBF

Qual o Preço de uma Usina? – Edição: 2

https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2022/12/Sem-titulo-1-27.jpg 873 1253 Editor https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2021/03/MBF-Partners-Logo-Index2-1-300x73.png Editor2022-12-19 15:53:592022-12-19 15:54:04Qual o Preço de uma Usina? – Edição: 2
MBF

Política do Etanol Ainda à Deriva

https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2022/12/Sem-titulo-1-28.jpg 873 1253 Editor https://mbfagribusiness.com/wp-content/uploads/2021/03/MBF-Partners-Logo-Index2-1-300x73.png Editor2022-12-19 15:21:072022-12-19 15:59:28Política do Etanol Ainda à Deriva
Veja mais publicações do Atualize clicando aqui.

MBF PARTNERS®

A MBF Partners é formada pelas empresas MBF Agribusiness, RF- Risco Calculado e I9 Organização e Gestão Contábil. A primeira empresa surgiu em 1993, dando apoio às decisões de investimentos, análises mercadológicas, auditorias e na gestão de empresas utilizando um amplo e especializado corpo técnico.

Quer saber como seus dados são tratados? clique aqui.

ENDEREÇO

Rua Guerino Giovanini, 255 – Jardim Lopes da Silva, Sertãozinho – SP, 14169-014

CONTATOS

Fone: 16 3946.6474

E-mail: mbf@mbfagribusiness.com

Whatsapp: 16 99287.5465

Responsável pela Segurança de Dados Pessoais: Marlon Dias E-mail: dados@mbfagribusiness.com

LOCALIZAÇÃO DA MBF PARTNERS

© Copyright - MBF Partners / Agribusiness - Desenvolvido pela Revolução Criativa
Sabor Amargo no Campo – Edição: 23 MBF MBF Setor Canavieiro Reivindica Marco Regulatório – Edição: 25 Scroll to top