Todavia, o que tem se praticado para valorizar um empreendimento sucroalcooleiro já em operação é, na maior parte das vezes, o critério de avaliação pelo Patrimônio Ajustado, que nada mais é que Ativo e Passivo ajustados por critérios financeiros de desconto e/ou de atualização. Isso, adicionado ao diferencial entre o que está contabilizado e o valor atual das terras, lavoura da cana pelo estágio em que se encontra, e o parque industrial (equipamentos + instalações a valor de mercado), obviamente acrescido de pseudo ágio acordado entre as partes, como, por exemplo, em função do benefício da sinergia dos equipamentos em funcionamento.
RESUMIDAMENTE – Esse é o critério que tem funcionado bem para os negócios do setor sucroalcooleiro. Outras formas de avaliação, tais como número x de EBITDA (lucro antes de se descontar os juros, os impostos sobre o lucro, a depreciação e a amortização) realizado ou previsto ou mesmo Fluxo de Caixa Descontado, ficam prejudicadas pelo histórico de resultados negativos e pela necessidade que muitas empresas têm de ajustes em seus custos por conta de melhora de performance no futuro. Além disso, em muitos casos não dá para pensar em possibilidade de expansão do empreendimento, limitado que pode estar por falta de área disponível e pela concorrência com demais unidades produtoras vizinhas.
Há, ainda, a dificuldade de se estimar a evolução positiva dos preços no futuro, bem como o comportamento dos custos. Tudo isso é possível, mas envolve uma série de cálculos estatísticos com muitos “talvez” e “se”.
Deve ser lembrado que independente do critério a ser utilizado, o valor encontrado é apenas um balisador para a negociação entre as partes, pois deve-se procurar um ponto de partida científico, antes que cada parte pondere suas necessidades, pois o vendedor espera um ágio impossível de ser pago, enquanto o comprador preocupa-se com seu retorno frente ao valor negocial.
Portanto, o próximo passo após encontrar o valor da empresa em foco, é calcular a viabilidade econômica do investimento, com todas as suas nuances de cálculos projetados de custos, receitas, impostos etc., pois isso irá definir o que se pode pagar pelo empreendimento desde que proporcione o retorno esperado pelo investidor. Mas isso é uma outra história…
Critério de Avaliação do Patrimônio Ajustado para calcular o valor de uma usina