Papel do Recursos Humanos
O papel da Gestão de Recursos Humanos (RH) nas empresas, vai muito além do que Recrutar, Selecionar, Remunerar e Demitir. O RH engloba várias práticas políticas e administrativas de comportamento na organização. Como o próprio nome diz, esse departamento considera as pessoas como recurso e cabe a ele criar estratégias e investimentos para desenvolver a capacidade de cada colaborador.
A ele também cabe o papel de avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento de competências, visando sempre alcançar os objetivos almejados.
Proporciona a organização soluções para que seus colaboradores possam desempenhar da melhor forma seu trabalho, atendendo a seus anseios pessoais e do ambiente social da organização.
Onde o Recursos Humanos está envolvido?
O departamento de Recursos Humanos está envolvido diretamente ou indiretamente com todas as áreas da empresa, atua como mediador entre os interesses profissionais e organizacionais.
Considera o contexto pessoal e profissional onde cada colaborador se encontra. Esse departamento contribui para construção de planos de carreira mais assertivos, desenvolvendo habilidades e competências.
Qual o diferencial do RH?
Podemos considerar como principal diferencial no departamento de Recursos Humanos a comunicação. É este departamento que proporciona um canal de comunicação entre colaboradores e diretoria, visando ouvir as necessidades e expectativas de cada um quando ao crescimento e desenvolvimento profissional e organizacional.
Recursos Humanos versus Departamento Pessoal
O Departamento Pessoal é encarregado de tarefas e atividades específicas dentro da organização. A ele é incumbido desde a contratação, folha de pagamento, 13°salário, férias, transporte, licença maternidade, rescisão contratual, etc.
Gestão de Recursos Humanos é associação de métodos, políticas, técnicas e práticas definidas para administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, este que é de grande valia.
Em empresas de menor porte, muitas vezes é inexistente o Departamento Pessoal visto que, o contador supre essas atividades.
Quando se trata de empresas de médio a grande porte, muitas vezes o Departamento Pessoal e a Gestão de Recursos Humanos são confundidos; os profissionais dos setores exercem ambas as funções.
É considerado que em empresas de grande porte há uma separação entre os departamentos.
As subdivisões de tarefas ligadas ao departamento de Recursos Humanos são: recrutamento e seleção, políticas e gestão de RH, treinamento e desenvolvimento de competências, avalição de melhorias. Subdivisões de Departamento Pessoal: admissão, compensação e desligamento.
Porque investir no Recursos Humanos?
Investir em Recursos Humanos é uma forma de descobrir e reter os talentos da organização. Essa área considera as competências estratégicas essenciais para gestão dos negócios.
Como o setor é responsável por analisar o desempenho e desenvolvimento dos colaboradores, os dados podem/devem ser utilizados para fazer um planejamento a médio e longo prazo.
É esta área que insere programas para proporcionar mais qualidade de vida no trabalho, organizando ações para capacitação e políticas de incentivos financeiros e de bem-estar geral.
Ter um departamento de Recursos Humanos agrega valor e demonstra mais status de confiança para clientes, os mesmos sabem ao contratar que a organização possui um departamento específico para cuidar, supervisionar e motivar seus funcionários que prestarão serviços a ele.
A valorização das pessoas é uma tendência do mundo corporativista, e está diretamente relacionada ao RH. É ele quem vai zelar pela integridade da imagem perante seus colaboradores e os direitos dos colaboradores perante a organização.
Sua importância está em unir, integrar, valorizar, treinar e capacitar.