A motivação dá o impulso que nos move em direção a alcançar nossos objetivos, seja na vida pessoal ou profissional. Mas onde encontrá-la? A motivação está dentro de cada um. Todos nós já nascemos com a capacidade de se motivar. Quando as pessoas estão motivadas, possuem mais chances de conseguirem o que tanto desejam.
Motivação gera desempenho?
Dentro das organizações, há uma linha direta entre motivação e desempenho dos colaboradores. Ela é fundamental para qualquer profissional, pois se o mesmo está desmotivado, insatisfeito, tende a ter uma certa queda na produtividade, já quando estão motivados, são empenhados na execução de suas tarefas, produzindo mais resultado.
É essencial a organização motivar, incentivando cada colaborador a superar seus próprios limites, criando desafios, compartilhando resultados e sempre deixando claro o que espera de cada um para realização das tarefas, além de definir responsabilidades, visto que, quando cada um conhece seu papel, possui segurança, clareza e consequentemente potencializa seu desempenho.
Quanto mais informações e respaldo sobre seu trabalho diário o colaborador tiver, estará mais apto a entender, aceitar e propor sugestões de como otimizar a execução de suas tarefas.
Ao perceber que seu desempenho está sendo acompanhado com atenção e que suas ideias são bem recebidas, o colaborador fica mais motivado a melhorar cada vez mais.
Como gerar motivação?
Podemos considerar como peças chave para motivação, o treinamento, a delegação de poder e a divisão de responsabilidades. Essas premissas fazem com que a equipe se sinta poderosa e com visão de que o sucesso da organização também depende delas.
Portanto, como citado no início do texto, a motivação está dentro de cada um, dito isso, não basta apenas esperar que a empresa onde trabalha exerça de técnicas de motivação, é extremamente necessário que haja a automotivação.
Que tipo de pessoa é?
Entenda, existe dois tipos de pessoas, aquelas que sucumbem a situação e aquelas que a superam com êxito. A automotivação é um estado de espírito e devemos prossegui-la e não procrastinar.
Seja honesto consigo mesmo, não abandone seus sonhos, coloque mãos a obra e haja, adquira autoconhecimento, tenha proatividade e persista.
O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial para que não haja conflitos entre ambos os lados. Deve-se encontrar um ponto de equilíbrio, a motivação ajuda encontrá-lo.