Falhas comuns nos programas de reduções de custos
Os funcionários frequentemente resistem a programas de redução de custos e a outras iniciativas de mudanças. A crise de uma desaceleração econômica, como a atual, apresenta a oportunidade para a implementação de redução de custos e, se efetivamente gerenciada, certamente melhorará o desempenho econômico da organização. A gestão da mudança é vital para o sucesso de qualquer programa de redução de custos.
Como visto na Figura 1, custos ocorrem para realizar atividades para os clientes dos produtos e dos serviços. Reduzir recursos sem alterar o trabalho pode gerar alguns benefícios em organizações com excesso de recursos. Entretanto, em muitas organizações, as pessoas podem, inicialmente, trabalhar mais. Mas, sem atitudes apropriadas, o desempenho organizacional e o serviço ao cliente sofrerão, clientes serão perdidos e custos podem voltar aos níveis anteriores. Portanto, para realizar reduções sustentáveis de custos é vital determinar como o trabalho será modificado e assegurar que os impactos sobre os produtos e os clientes serão gerenciados.
A fim de realizar economias de custos, três passos críticos são necessários:
1. Iniciativas exequíveis de redução de custos devem ser identificadas;
2.As iniciativas devem ser implementadas;
3. Os excessos de recursos devem ser eliminados.
Algumas atividades de benchmarking identificam alvos para aperfeiçoamento, mas não iniciativas concretas para reduzir custos. Outros projetos de melhoramento de custo identificam iniciativas prometedoras de aperfeiçoamento, mas nunca implementadas. Muitas organizações investem em processos de mudança, mas falham em atingir economias de custos porque tais companhias retém os excessos de recursos. É necessário entender o comportamento dos custos para assegurar que as reduções de custos identificadas sejam realmente exequíveis. E os excessos de recursos devem ser eliminados.
Seguem os seis pontos onde o ABC pode auxiliar um programa de redução de custos.