Tema para SIPAT em 2018 - A saúde psicológica em primeiro lugar.

O que é SIPAT

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um evento obrigatório nas empresas instaladas no Brasil segundo a legislação trabalhista.

A SIPAT deve ser organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) com o objetivo de conscientizar os empregados sobre a saúde e segurança no trabalho, além da prevenção de acidente.

Tema para SIPAT em 2018

Dos diversos temas para abordar na SIPAT, os que envolvem saúde mental vêm ganhando destaque. Com a crescente taxa da população que sofre de transtornos mentais, torna-se imprescindível abordar assuntos relacionados com o tema. Em outubro de 2017, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que “a depressão e os distúrbios de ansiedade são transtornos mentais comuns que têm impacto em nossa habilidade de trabalhar e de trabalhar de maneira produtiva”. Estudo recente liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que os transtornos depressivos e de ansiedade custam 1 trilhão de dólares à economia global a cada ano em perda de produtividade.

Um tema de extrema importância para SIPAT em 2018

Entre os mais variados temas para expor na SIPAT, um em especial faz uma abordagem importante. Trata-se do Estresse Financeiro - uma expressão mais voltada para a analogia emocional do termo.

Em meio a época conturbada da economia e política brasileira, a população se encontra com uma sobrecarga emocional causada pela preocupação financeira. A recente oscilação na taxa de desemprego, a situação da reforma trabalhista e da previdência social, a dificuldade de conseguir crédito e a falta de conhecimento para controlar os gastos e encarar endividamentos, têm influenciado a qualidade de vida dos brasileiros.

O Estresse Financeiro, que já é apontado como a principal fonte de estresse dos americanos, como relata uma publicação do site da Exame, vem se tornando cada vez mais o protagonista na queda de saúde emocional no Brasil.

O domínio pelo assunto é importante

Para conduzir um tema como o Estresse Financeiro, é imprescindível que seja uma equipe que tenha especialistas em finanças e analistas comportamentais, pois além de abordar o tema pelo lado psicológico é importante que tenha um foco técnico com o intuito de aprofundar a conscientização em torno do assunto.

Com a palestra “Mente ocupada causa acidente”, Marcos Françóia, diretor da MBF Agribusiness, trabalha o tema com autoridade. Françóia tem mais de 35 anos de experiência no mercado e acumula atuações como executivo e consultor, analista comportamental, coach, máster em PNL e professor universitário de finanças, o que o torna um especialista na área.

Fonte: CELSO WILLIAN PALMA - Marketing

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe comercial entrará em contato para dar continuidade ao seu atendimento.