O que é Recursos Humanos?

Papel do Recursos Humanos

O papel da Gestão de Recursos Humanos (RH) nas empresas, vai muito além do que Recrutar, Selecionar, Remunerar e Demitir. O RH engloba várias práticas políticas e administrativas de comportamento na organização. Como o próprio nome diz, esse departamento considera as pessoas como recurso e cabe a ele criar estratégias e investimentos para desenvolver a capacidade de cada colaborador.

A ele também cabe o papel de avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento de competências, visando sempre alcançar os objetivos almejados.

Proporciona a organização soluções para que seus colaboradores possam desempenhar da melhor forma seu trabalho, atendendo a seus anseios pessoais e do ambiente social da organização.

Onde o Recursos Humanos está envolvido?

O departamento de Recursos Humanos está envolvido diretamente ou indiretamente com todas as áreas da empresa, atua como mediador entre os interesses profissionais e organizacionais.

Considera o contexto pessoal e profissional onde cada colaborador se encontra. Esse departamento contribui para construção de planos de carreira mais assertivos, desenvolvendo habilidades e competências.

Qual o diferencial do RH?

Podemos considerar como principal diferencial no departamento de Recursos Humanos a comunicação. É este departamento que proporciona um canal de comunicação entre colaboradores e diretoria, visando ouvir as necessidades e expectativas de cada um quando ao crescimento e desenvolvimento profissional e organizacional.

Recursos Humanos versus Departamento Pessoal

O Departamento Pessoal é encarregado de tarefas e atividades específicas dentro da organização. A ele é incumbido desde a contratação, folha de pagamento, 13°salário, férias, transporte, licença maternidade, rescisão contratual, etc.

Gestão de Recursos Humanos é associação de métodos, políticas, técnicas e práticas definidas para administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, este que é de grande valia.

Em empresas de menor porte, muitas vezes é inexistente o Departamento Pessoal visto que, o contador supre essas atividades.

Quando se trata de empresas de médio a grande porte, muitas vezes o Departamento Pessoal e a Gestão de Recursos Humanos são confundidos; os profissionais dos setores exercem ambas as funções.

É considerado que em empresas de grande porte há uma separação entre os departamentos.

As subdivisões de tarefas ligadas ao departamento de Recursos Humanos são: recrutamento e seleção, políticas e gestão de RH, treinamento e desenvolvimento de competências, avalição de melhorias. Subdivisões de Departamento Pessoal: admissão, compensação e desligamento.

Porque investir no Recursos Humanos?

Investir em Recursos Humanos é uma forma de descobrir e reter os talentos da organização. Essa área considera as competências estratégicas essenciais para gestão dos negócios.

Como o setor é responsável por analisar o desempenho e desenvolvimento dos colaboradores, os dados podem/devem ser utilizados para fazer um planejamento a médio e longo prazo.

É esta área que insere programas para proporcionar mais qualidade de vida no trabalho, organizando ações para capacitação e políticas de incentivos financeiros e de bem-estar geral.

Ter um departamento de Recursos Humanos agrega valor e demonstra mais status de confiança para clientes, os mesmos sabem ao contratar que a organização possui um departamento específico para cuidar, supervisionar e motivar seus funcionários que prestarão serviços a ele.

A valorização das pessoas é uma tendência do mundo corporativista, e está diretamente relacionada ao RH. É ele quem vai zelar pela integridade da imagem perante seus colaboradores e os direitos dos colaboradores perante a organização.

Sua importância está em unir, integrar, valorizar, treinar e capacitar.

Fonte: Tatiane Rezende - Financeiro

Comentários

  • Contabilidade Olimpia

    02/11/2018 - 14:01:48

    Olá, tudo bem? Eu estava pesquisando sobre um artigo e encontrei seu site e achei bem legal obrigado por compartilhar! Recentemente eu publiquei um conteúdo sobre abertura de empresa. http://www.contabilidadeolimpia.com.br/blog/abertura_de_empresa Caso queira linkar, agradecemos a parceria. Att.

  • Contabilidade Olimpia

    02/11/2018 - 14:01:46

    Olá, tudo bem? Eu estava pesquisando sobre um artigo e encontrei seu site e achei bem legal obrigado por compartilhar! Recentemente eu publiquei um conteúdo sobre abertura de empresa. http://www.contabilidadeolimpia.com.br/blog/abertura_de_empresa Caso queira linkar, agradecemos a parceria. Att.

  • Carla Tatiane Rezende

    25/05/2017 - 17:07:18

    Sem sombra de dúvidas. O capital humano é de grande valia para as organizações. São das pessoas que saem as ações estratégicas e operacionais e é por intermédio delas que as empresas obtêm seus lucros e espaço no mercado.

  • NELSON J. REMONDI DE ANTONIO

    25/05/2017 - 13:19:54

    Ótimo artigo. Os empresários precisam encarar a necessidade de implantar Recursos Humanos em suas empresas se quiserem que elas sobrevivam aos tempos de crise e grandes mudanças no cenário nacional e mundial.