DÚVIDA: O OBSERVADOR DE RESULTADOS OPERACIONAIS, ECONÔMICOS E FINANCEIRO REALMENTE OBSERVA?

Um dos grandes desafios das instituições financeiras e investidores está em acompanhar as atividades operacionais e os resultados econômicos e financeiros apresentados pelas empresas tomadoras de recursos. Um desafio que se tornou ainda maior com as renegociações de dívidas pleiteadas pelas empresas e flexibilizadas pelas instituições financiadoras para minimizar os riscos de perda.

Para solucionar isso, é essencial o trabalho do OBSERVADOR, que consiste em ter uma empresa especializada no ramo de atividade do tomador de recursos, empresa esta, que irá acompanhar as atividades e os resultados auferidos, reportando-se aos credores.

Essa necessidade surge pelo fato da totalidade numerosa de projetos apresentados nas renegociações financeiras, ou em novos investimentos, que não se concretizam ao longo do tempo, gerando descrédito ao mercado financiador.

Todavia, tem-se observado que os credores ainda reclamam da qualidade dos trabalhos dos observadores, que muitas vezes são “grifes” do mercado de auditoria e não compreendem as nuances das atividades operacionais das empresas. Observadores que focam nos demonstrativos econômicos e financeiros e deixam escapar pontos importantíssimos nas atividades operacionais e que podem prejudicar a performance futura das empresas, comprometendo o pagamento da dívida.

Nesse sentido, a  MBF AGRIBUSINESS tem desdobrado um trabalho de excelência, traduzido por meio do BOLETIM DE RESULTADOS OPERACIONAIS, ECONÔMICOS E FINANCEIROS, relatório esse desenvolvido pela consultoria, considerada uma das pioneiras nesse trabalho de acompanhamento para instituições financeiras, investidores e fundos de investimento.

O BOLETIM DE RESULTADOS, ou relatório de OBERVADOR desenvolvido pela equipe da MBF engloba todos os itens das atividades operacionais que possam prejudicar os resultados das empresas, bem como os indicadores econômicos e financeiros.

Formada por uma equipe de profissionais de diversas áreas de atuação e experiência, a partir do agrícola passando pelo processo industrial até aos bancos. Os trabalhos realizados pela consultoria oferecem conforto, segurança e credibilidade para as partes – credores e devedores, pois além de reportar a realidade com consistência, também prepara as empresas avaliadas para produzirem indicadores que auxiliam na tomada de decisão. O que inicialmente é visto pelo tomador como uma empresa de auditoria, se torna uma empresa de mentoria e aconselhamento na gestão, produzindo resultados satisfatórios para todas as partes.

O que menos as empresas e financiadores precisam é mais uma auditoria no processo. A real necessidade das empresas reside em uma gestão qualificada que produza os resultados estimados e que permitam o cumprimento dos acordos realizados.

Se você que está lendo esse texto e quiser saber mais sobre o assunto, comente aqui!E conheça as atividades e os profissionais dessa consultoria.

Fonte: Marcos Françóia - Diretor Executivo

Comentários

  • José Américo Rubiano

    13/12/2016 - 13:44:17

    Sem dúvida uma ferramenta inovadora que contribui para reconstituir credibilidade nas transações financeiras e, possivelmente, redução dos custos dessas operações.